Já conhece a nova unidade Asa Norte? Saiba mais. | WhatsApp (61) 9 8641-9201.
  • SEPN 513 Norte, Lt. 01, Bl. A, 3ºandar, Sl. 301 a 307, Edif. Bittar I, Brasília

Blog

Institucional

MAIO LARANJA: “Contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes”

MAIO LARANJA: “Contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes”

O mês de maio é dedicado às ações de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes e às iniciativas de incentivo à adoção. Duas datas mais especificamente marcam o mês de maio, o dia 18, escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, e o dia 25, em que se celebra o Dia Nacional da Adoção, decretado em 2002.

De forma comum, as ações são acolhidas na campanha denominada Maio Laranja, de iniciativa pública em especial pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que visam conscientizar a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, além do que garantir o direito ao afeto de uma família a todas as crianças e jovens.

A cor laranja foi escolhida por fazer referência à coloração da gérbera, uma flor comum no Brasil e que representa a fragilidade e vulnerabilidade, simbolizada pela pureza, inocência e beleza da vida. 

Em apoio a todas as iniciativas públicas e privadas que buscam combater o abuso e a exploração de crianças e adolescentes, o Cenfe Saúde está lançando algumas ações neste mês e que buscam reforçar a mensagem do Maio Laranja.

Sob o slogan “Não nos calemos. Nosso silêncio pode calar a vida de uma criança ou de um adolescente em situação de vulnerabilidade.” criamos alguns materiais para as redes sociais e sites das nossas unidades e para você estamos encaminhando um laço na expectativa de estender a mensagem. 

Saiba que há formas de denunciarmos situações de maus tratos a crianças e adolescentes:

  • # Disque 100 ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br – totalmente gratuito e anônimo;
  • # Por meio do Conselho Tutelar da sua cidade;
  • # Por meio das Delegacias especializadas ou comuns;
  • # Por meio da Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
  • # Por meio do 190;
  • # E em casos de pornografia na internet: denuncie no www.disque100.gov.br 

 

Vem com a gente!

Deixe um comentário