Já conhece a nova unidade Asa Norte? Saiba mais. | WhatsApp (61) 9 8641-9201.
  • SEPN 513 Norte, Lt. 01, Bl. A, 3ºandar, Sl. 301 a 307, Edif. Bittar I, Brasília

Presença de Infecão

Presença de Infecão

FERIDAS INFECTADAS 

São caracterizadas como feridas infectadas as lesões que sofrem a invasão de micro-organismos patogênicos que causam infecção.

Este tipo de lesão representa um desafio especial quer sejam agudas ou crônicas, pois eventuais complicações típicas não só comprometem o êxito do tratamento como um todo, como também podem resultar na amputação ou até levarem à morte do indivíduo.

As feridas infectadas contêm agentes patogénicos que estão em estado de replicação bacteriana virulenta. Geralmente, a infecção da ferida ocorre como resultado do desequilíbrio entre o sistema imunológico do indivíduo, as bactérias e as condições no interior da ferida.

Quando as condições na ferida são ideais para que as bactérias se multipliquem e quando há baixa resistência do hospedeiro (no indivíduo) tem-se um quatro propício para a infecção.

Lesões simples podem evoluir para lesões infectadas, se não forem bem tratadas e acompanhadas por um profissional de saúde.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são:

– Secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida;
– Agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local;
– Mudanças no tamanho e na cor do ferimento;
– Em alguns casos, febre.

* * *

É importante que você saiba que ESSAS INFORMAÇÕES NÃO SÃO SUFICIENTES PARA INICIAR UM TRATAMENTO. A conduta do tratamento de feridas requer a avaliação da lesão e do indivíduo, de suas co-morbidades e outras condições clínicas.

Não realize auto-tratamento. Antes de usar qualquer tipo de curativo realize uma consulta com nossa equipe de saúde. O uso de curativos deve ser feito sob a supervisão de um profissional da saúde.

Realizar curativos em uma lesão sem o devido acompanhamento do profissional de saúde, de forma aleatória e meramente por meio da leitura de uma bula, pode prejudicar ainda mais a lesão e a saúde da pessoa. Cuidado!

 

Estamos à inteira disposição para esclarecer as suas dúvidas.

Outras lesões:

Feridas que não cicatrizam
Presença de Infecão