Já conhece a nova unidade Asa Norte? Saiba mais. | WhatsApp (61) 9 8641-9201.
  • SEPN 513 Norte, Lt. 01, Bl. A, 3ºandar, Sl. 301 a 307, Edif. Bittar I, Brasília

Lesão em Estágio 4

Lesão em Estágio 4

Neste estágio da lesão por pressão, o leito apresenta perda da pele em sua espessura total e perda tissular (tecido orgânico), com exposição ou palpação direta da fáscia, músculo, tendão, ligamento, cartilagem ou osso.

Pode haver presença de esfacelo e/ou escara, assim como de epíbole (lesão com bordas enroladas), bordas despregadas, descolamentos e/ou túneis.

A lesão em estágio 4 é considerada uma lesão complexa.

A profundidade da lesão por pressão em estágio 4 varia conforme a localização anatômica. Assim como no estágio anterior, quando o esfacelo ou a escara prejudicam a identificação da extensão da perda tissular, se registra como Lesão por Pressão Não Classificável.

Alguns exemplos: (clique para abrir)

As imagens acima são meramente ilustrativas e não devem ser utilizadas como referência comparativa.

É importante que você saiba que ESSAS INFORMAÇÕES NÃO SÃO SUFICIENTES PARA INICIAR UM TRATAMENTO. A conduta do tratamento de feridas requer a avaliação da lesão e do indivíduo, de suas co-morbidades e outras condições clínicas.

Não realize auto-tratamento. Antes de usar qualquer tipo de curativo realize uma consulta com nossa equipe de saúde. O uso de curativos deve ser feito sob a supervisão de um profissional da saúde.

Realizar curativos em uma lesão sem o devido acompanhamento do profissional de saúde, de forma aleatória e meramente por meio da leitura de uma bula, pode prejudicar ainda mais a lesão e a saúde da pessoa. Cuidado!

Estamos à inteira disposição para esclarecer as suas dúvidas.

Fonte da Imagem em destaque Lp4 "Feridas Crônicas": CALIRI, M.H.L. Galeria de fotografias. In: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SEGURANÇA DO PACIENTE. Feridas crônicas. Ribeirão Preto, 2020.

Outras lesões:

Lesão em Estágio 4
Lesão em Estágio 3
Lesão em Estágio 2
Lesão em Estágio 1

Dúvidas? Ligamos para você!






    contato_clinica-cenfe-saude