Já conhece a nova unidade Asa Norte? Saiba mais. | WhatsApp (61) 9 8641-9201.
  • SEPN 513 Norte, Lt. 01, Bl. A, 3ºandar, Sl. 301 a 307, Edif. Bittar I, Brasília

Ozonioterapia

Os gazes medicinais contribuem para o processo de cicatrização e na formação de novos vasos sanguíneos.

Terapia com Ozônio

A terapia com Ozônio pode exercer um papel importante no tratamento de feridas crônicas, não curativas ou isquêmicas.
Ozone therapy treatment on legs of man

O que é Ozonioterapia ou Terapia com Ozônio?

Ozonioterapia consiste na administração terapêutica do gás Ozônio, que gera aumento da oxigenação tecidual e do metabolismo no organismo humano. O Ozônio é um gás com ação bactericida (contra bactérias), fungicida (contra fungos) e virucida (contra vírus).

As concentrações do Ozônio e modo de aplicação variam de acordo com a afecção a ser tratada, já que a concentração do gás determina o efeito biológico e o modo de aplicação relaciona-se à sua ação no organismo.

O ozônio tem como mecanismo de ação inativar bactérias, vírus, fungos, leveduras e protozoários. Sua administração para uso terapêutico – como é o caso no tratamento de feridas – é de baixo custo e de fácil aplicação.

Características:

Ativa o sistema imunológico.
Alívio de dores e Ação anti-inflamatória.
Estimula a cicatrização e a granulação do tecido.
Atua na higienização da ferida.
Inativa bactérias, vírus, fundos, leveduras e protozoários.
Aplicação direta na lesão.

Indicações de Tratamentos

Lesões de decúbito e feridas pós-operatórias.
Úlceras, micoses e herpes.
Queimaduras superficiais.
Cicatrizes cirúrgicas.
Pé diabético.
Feridas infectadas e com odor. (controle do odor)

Formas de aplicar o Ozônio

Água Ozonizada
Indicada para tratamentos de infecções locais, úlceras, micoses, herpes, queimaduras superficiais, lavagem de cavidade intra-operatório, problemas oculares, cicatrizes cirúrgicas (em caso de cicatrização primária ou secundária). É utilizada também para alívio da dor, como desinfetante, anti-inflamatório e em cirurgias orais.

O uso da água ozonizada em feridas diminui o tempo de cicatrização por primeira intenção sem causar irritação.
Bags (saco plástico)
Para feridas em membros inferiores ou superiores. De acordo com as concentrações de ozônio definida na conduta, na aplicação com bag se busca:

· O efeito limpeza da ferida
· Estimular a cicatrização e a granulação do tecido
· Obter um efeito microbicida (bactericida, fungicida e viruscida)
· Efeito estimulante metabólico e imunomodulatório (confere aumento da resposta orgânica contra determinados microorganismos).
Óleo ozonizado
Oferece atividade antimicrobiana, de estimulo à cicatrização, podendo ser utilizados no tratamento de longo prazo de ferimentos em geral, queimaduras, infecções locais como micose de pele e unhas. Além disso o óleo ozonizado aumenta a resposta tecidual proliferativa e adaptativa do leito da lesão.
Campânulas
Geralmente utilizado em lesões de decúbito e feridas pós-operatórias em locais de difícil fixação de outro método. Este método associa o uso do ozônio à baixa pressão, visando a melhora da circulação sanguínea, oxigenação do tecido, retirada de camadas necróticas, combate à infecção e estimulação das células epiteliais. Há indicação também para redução da dor e odor de feridas.
Cateter
Conduz o ozônio diretamente na área lesionada.
Hidroterapia
Este método além de atuar diretamente no tratamento da lesão, possibilita massagem no local afetado – a partir das bolhas de ar geradas – estimulando a circulação sanguínea local.

Contraindicação

A principal contraindicação à terapia com gás Ozônio é a deficiência da enzima Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD), conhecida como Favismo, em função do risco de hemólise.

Em casos de hipertireoidismo descompensado, diabetes mellitus descompensado, hipertensão arterial severa descompensada e anemia grave, é necessário que a estabilização clínica dessas situações seja realizada previamente à aplicação da Ozonioterapia.

Portanto, antes de iniciar qualquer tratamento de saúde é importante consultar um profissional de saúde habilitado para realizar a correta avaliação da patologia, a partir do que poderá estabelecer se o tratamento com Ozônio é a melhor indicação para o paciente.

Dúvidas? Ligamos para você!






    contato_clinica-cenfe-saude